Aplicações

Aplicações

Mitigação de Perdas em Distribuição de Águas

 

Um dos mais graves problemas que atingem a atividade de distribuição de águas é relacionado às perdas que ocorrem na rede física, por várias razões. A identificação destes incidentes é tarefa que exige controle e percepção das características da operação.

 

Para equacionar este problema a TLM associou-se à Serenco Engenharia, para que a proposição, além de constatar os problemas, possa complementar e contar com o necessário suporte de consultoria de engenharia para o equacionamento e solução do problemas.

 

Fazem parte da solução os seguintes elementos:

  • Sensores de pressão autônomos, que fazem a coleta dos dados das pressões disponíveis em pontos específicos da rede, transmitindo-os para a Central de Controle que faz o registro destes dados e orienta os processos de avaliação e análise. Estes sensores possuem baterias e se mostram especialmente interessantes naqueles pontos em que não há disponibilidade (ou fácil acesso) de energia da rede pública, podendo ser recarregado em função do período de observação requerido. Os sensores de pressão propriamente ditos podem ser os disponíveis no Cliente ou também fornecidos no conjunto.
  • Infraestrutura de captura dos dados, transmissão, processamento e armazenamento, englobando todos os equipamentos e processos relativos aos tratamentos dos dados e disponibilização das informações
  • Serviços de engenharia consultiva para a indicação dos procedimentos e operações recomendados para a mitigação dos problemas propriamente ditos.