Aplicações

Aplicações

Sensoriamento Ambiental e de Poluição

Com a literal explosão que está ocorrendo no contexto de IoT, é natural que surjam a cada dia mais e melhores sensores para os mais diferentes fenômenos. Em especial, aqueles relativos ao controle de nosso meio ambiente, tem tido especial destaque.

 

Atenta a esta nova realidade, a TLM tem-se preocupado em alargar cada dia mais a sua conexão e interação a este novo mundo de possibilidade, agregando o seu conhecimento no tratamento destas sinalizações e de sua comunicação para com os diferentes sistemas de controle, próprios da TLM e bem como os internos de seus clientes.

 

As principais áreas de ação podem ser exemplificadas como abaixo:

  • Poluição de ar e sonora
  • Poluição de água natural (rios, lagos e marítima) e controle de balneabilidade
  • Balneabilidade de piscinas (parques aquáticos)
  • Presença dos mais diferentes tipos de elementos, como alumínio, ferro, magnésio, etc.

 

A TLM tem especial expertise em receber estes dados e transmiti-los aos sistemas de controle, disparando a mensageria e demais atividades de reação previstas, enfim, Sensoriamento é mais que somente dispor-se de sensores. Por vezes, há tentação de reduzir o sensoriamento ambiental ao uso de um conjunto de sensores, capazes de detectar substâncias ou fatores específicos. No entanto, a escolha de um sensor é apenas uma pequena parte do desafio. Fundamentalmente, os sensores nos permitem “ver” coisas que de outra forma não seriam possíveis, como temperatura, umidade, dióxido de carbono (CO2) e compostos orgânicos voláteis. Esta condição é representada por sinais elétricos, que devem ser convenientemente traduzidos e tratados. A questão central é a forma como esses sinais devem ser tratados através da cadeia de comunicação e ferramentas analíticas que garantam a qualidade dos dados e forneçam “insights” oportunos e relevantes. Para a TLM, este sistema integrado é a plataforma de Inteligência Ambiental - uma combinação de sensores, comunicações, computação em nuvem, inteligência artificial, interfaces, sistemas, treinamento e suporte técnico, e que operem de forma coordenada e produtiva, gerando benefícios.